Página Inicial > Casa e Apartamento > Modelos e Fotos de Coifas para sua Cozinha

Modelos e Fotos de Coifas para sua Cozinha

Como escolher um modelo de coifa para sua cozinha?

A cozinha hoje é um dos ambientes mais charmosos de uma casa: já não é apenas um coadjuvante, onde apenas se preparava o alimento ou se lavava uma tonelada de louças. É na cozinha que passamos a maior parte do tempo, onde, muitas vezes, devido aos novos modelos de construção, recebemos nossos amigos para reuniões e refeições nem sempre tão ocasionais. Por estas razões, não é possível que este ambiente fique “cheirando a gordura” e, para deixá-la com o ar sempre agradável e limpo, entram em cena as modernas coifas para purificação do ar.

Coifas são equipamentos que sempre foram muito comuns em restaurantes e grandes indústrias alimentícias. Entretanto com o desenvolvimento da indústria e melhoria do consumo no Brasil, elas acabaram se popularizando e hoje, é claramente possível encontrá-las em nas casas das famílias de várias classes sociais.

O funcionamento de uma coifa se dá por meio de sucção do ar, que é filtrado e expelido por meio de dutos, os quais podem ter saída pelas laterais do próprio aparelho, pelo teto, pelo forro ou pela parede. Diferentemente dos depuradores, as coifas, portanto, não devolvem o ar “limpo” para o ambiente.

Há vários modelos de coifas disponíveis no mercado. E para cada tipo de fogão há um modelo específico de coifa. Por isso, é importante atentar-se no momento da compra para que não ocorram problemas futuros, como um funcionamento que não atende às expectativas ou ainda uma troca desnecessária.

Para quem possui um fogão de 4 bocas, a coifa ideal é a de 60 cm de largura. Já para quem possui um fogão de 5 bocas, o ideal é que a coifa tenha 80 cm de largura. Para quem tem um fogão com 6, o correto é que a coifa seja de 90 cm de largura. Além disso, para que a coifa tenha total eficiência, ela deverá ser  instalada a 75 cm de altura do fogão.

Caso a cozinha seja do modelo tradicional, a coifa deverá ser instalada na parede, na posição vertical, desde que se mantenha 50 mm de distância de outros equipamentos ou objetos. Mas se a cozinha for no modelo de “ilha”, ela deverá ser instalada no teto e logo acima do fogão.

A capacidade da coifa também é algo que deve ser observado quando da sua aquisição. Verificar quanto ela é capaz de filtrar ou depurar fará toda a diferença durante o uso no dia a dia. As mais indicadas são as quem têm entre 800 a 1200 m3/h (metro cúbico por hora). Para a garantia do bom funcionamento, elas precisam ser limpas pelo menos a cada 15 dias.