Página Inicial > Mensagem > Mensagem de Páscoa Época de Renascimento Interior

Mensagem de Páscoa Época de Renascimento Interior

Publicidade:

A páscoa talvez seja uma das comemorações mais aguardadas do ano inteiro, ficando atrás somente do natal e do dia das mães. Comercialmente, também é um dos mais lucrativos, sendo que a indústria e o comércio já começam a se preparar para ele, alguns meses antes. O efeito que a páscoa produz na economia de todos os países que comemoram a data é mais do que significativo. Entretanto, a páscoa não deve ser pensada apenas como uma data comemorativa, na qual o principal objetivo seja trocar “ovos de chocolate” ou quaisquer outros tipos de presentes. A páscoa é um momento que seve ser repleto de reflexão e busca para um renascimento interior.

Por isso, é tão importante saber um pouco mais sobre a historicidade da comemoração para entender, de fato, a mensagem que ela traz.

A páscoa é comemorada desde a época em que ocorreu a libertação e a fuga dos judeus, os quais eram escravos no Egito Antigo. Desde então, comemora-se o Pessach, nome em hebraico que significa “Passagem”. É sobre esta passagem de libertação para uma vida melhor e mais justa, que ser celebrada.

A celebração também era comum entre os povos pagãos, que na passagem do inverno para a primavera – época de muita fertilidade e farta colheita, acontecia nas ruas e por um certo período.  Daí pessach e páscoa terem um grande significado de passagem de uma época de grandes desafios para um momento de renovação.

Acontece que,  com o advento do cristianismo e a propagação do mesmo, o período da páscoa passou a ser associado com a Ressureição de Cristo. Segundo o cristianismo, Jesus Cristo após ter sido crucificado, teria ressuscitado após o terceiro dia de sua morte e se elevado aos céus, para ficar ao lado de Deus. Então, para que os novos cristãos que eram convertidos de outras religiões não se perdessem de seus costumes, mas adotassem novas práticas, a igreja acabou adaptando a festividade ao seu calendário e associando-a com o renascimento de Cristo.

De uma forma ou de outra, o período deve ser não apenas comercial, mas sim de uma profunda e repleta reflexão, para a morte de velhas práticas e posturas inadequadas e um processo de resnacimento e libertação. A páscoa é a simbologia da passagem de uma vida sem grandes sentidos ou sentimentos já gastos e que precisam ser renovados para que a vida siga seu curso natural: seguir em frente.

Feliz Páscoa.