Escolas de Samba do RJ: Tom Maior

Também conhecido como Grêmio Recreativo Escola de Samba Tom Maior nada mais é do que uma escola de samba que foi fundada no ano de 1973 no bairro de Sumaré. Seu nome foi inspirado nos vários versos da música de Martinho da Vila, “Vai ter de amar a liberdade, só vai cantar em Tom Maior, vai ter a felicidade de ver um Brasil melhor…”.

Um pouco sobre a história da escola

Na sua reunião de fundação, que foi criada e idealizada por Hélio Bagunça, que foi o primeiro presidente da escola junto com os sambistas tradicionais da chamada Camisa Verde e Branco, com isto haviam pessoas que contavam com diferentes idades, além de origens e experiências de vida, haviam também universitários da USP que frequentavam a região do São Paulo Chique que era um dos maiores eventos de cunho cultural dos anos 70.

No ano de 1974 a escola colocou o seu primeiro carnaval conquistando o segundo lugar.

Os últimos carnavais da Tom Maior

No caso do carnaval de 2011 foi apresentado pela escola novamente um enredo que falava sobre uma cidade, e desta vez a cidade de São Bernardo do Campo foi retratada pelo então carnavalesco Chico Spinosa. Com isto a escola acabou homenageando o seu enredo com o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva, este que já havia citado o enredo de 2007, apesar disto desta vez foi citado de forma mais explícita.

No ano de 2012 a Tom Maior acabou trazendo o enredo de “Paz na Terra e aos homens de boa vontade”. A escola acabou além de levar para a avenida diversas mensagens de paz, homenageando assim o presidente da escola  Marko Antônio da Silva em um grande e emocionante desfile que lhe valeu o sétimo lugar.

No ano de 2013 a escola abordou um tema diferente sobre a história do preservativo, chamado de “Parque dos Desejos, o seu passaporte para o prazer”. Levando em conta um patrocínio de uma empresa de preservativos a escola acabou fazendo um desfile quente que terminou na 12ª colocação.

Essa ano deverá ser diferenciado e interessante, uma comemoração ao centenário da cidade de Foz do Iguaçú no Paraná.

Termos de busca: