Página Inicial > Pets > Cachorros > Ensinando Gatos e Cães a Fazerem Xixi e a Comerem Nos Locais Certos

Ensinando Gatos e Cães a Fazerem Xixi e a Comerem Nos Locais Certos

Publicidade:

Quem possui cães e gatos em casa e convivem diretamente com eles nos ambientes internos precisa ter alguns cuidados em relação à limpeza dos ambientes. Por mais que sejam tomados os devidos cuidados, há sempre um incômodo ao retornar à casa, após um dia de trabalho e ter de conviver com o odor desagradável deixado pela urina dos pets, em particular fora do local determinado pelo dono para que o animal faça a sua sujeira.

A frequência da limpeza da casa sempre será diferente de uma outra que não tenha animais de estimação. Isto tem de ser algo já internalizado por donos mais experientes de animais e pelos que estão iniciando na prática. Para estes, outra dica também é de suma importância: os animais precisam aprender a fazer suas necessidades nos locais certos, bem como a se alimentarem nas horas corretas e no seu devido conto.

No início do processo de aprendizagem dos animais, realmente é uma tarefa que requer muita paciência por parte dos donos o ato de ensinar onde fazer xixi, cocô e comer. Eles não possuem a noção do certo e do errado e precisam de adestramento. Se vivem em locais pequenos, onde não foram definidos os seus locais de necessidades básicas, a tarefa poderá ficar ainda mais complicada.

O ideal, portanto, é que o local escolhido para ser o canto do pet seja de piso frio, assim fica mais fácil a limpeza da área. Nos primeiros dias, em caso de cães, dê preferência para o uso de tapetes higiênicos – os cães se habitual facilmente ao tapetinho e passar a fazer as necessidades lá. Mas é importante ficar atento a dois pontos: caso a sujeirinha escape do local, nunca grite com o cão ou dê uma bronca sem que ele seja pego em flagrante. Ele vai achar que é algum tipo de brincadeira e poderá sistematizar o local e nunca mais acertá-lo. Outra questão é nunca fazer a limpeza na presença do cão. Alguns veterinários afirmam que isto chama a atenção do animal, que passa a fazer a sujeirinha fora do lugar inicialmente indicado para chamar a atenção do dono para si.

Em caso de gatos, eles costumam ser mais fáceis de lidar, pois procuram por natureza uma área com areia.

A mesma atenção deverá ser dada quanto aos locais onde os bichinhos irão comer. Os comedouros devem ser colocados em áreas de fácil acesso e fácil manutenção e limpeza do local. Mas nunca se esqueça de investir fortemente na educação do pet.