Página Inicial > Educação > Arte > Elvis Presley, Quem Não Conhece

Elvis Presley, Quem Não Conhece

Publicidade:

Elvis Aaron Presley, nascido em 08 de julho de 1935, em Memphis, Estados Unidos, é um artista daqueles que entraram para história por conta não apenas de um estilo musical que fez sucesso em uma determinada época, mas sim por conta de um talento inexorável para interpretações das mais inesquecíveis da música norte-americana e que fizeram a cabeça de milhares de pessoas no mundo inteiro.

Mundialmente classificado como o rei do rock, Elvis Presley, ou Elvis The Pelvis, como ficou conhecido, por sua maneira altamente chamativa e extravagante de dançar quando estava no palco, tinha uma voz de alcance vocal que, segundo estudiosos e especialistas tanto em música como na história do ídolo POP, atingia notas musicais de difícil alcance para um cantor popular, que era Elvis. Embora tenha sido muito criticado por diversos setores entendidos da música, Elvis acabou obtendo o reconhecimento merecido, por conta não somente de sua expressão, mas pela maturidade e qualidade que alcançaram a sua voz, que melhorou ainda mais com o passar dos anos.

Ele é ainda hoje um dos maiores ícones do cenário pop do século XX. Quando se pensa e fala em Elvis, ainda é possível lembrar suas marcantes interpretações inesquecíveis.

Sua carreira teve início em 1954, na lendária gravadora Sun Records, embora já estivesse tentando ser músico há certo tempo. À época, Elvis fora acompanhado de músicos que já tinham certa experiência no ramo musical.  Eram eles pelo o guitarrista Scotty Moore, o baixista Bill Black e o baterista D.J. Fontana. Elvis Presley foi um dos criadores do rockabilly, muito apreciado pela juventude da época, e que consistia  numa fusão de música country e rock´n´roll.

Quando suas canções foram apresentadas pela primeira vez nas rádios, fora um sucesso estrondoso. E seus espetáculos sempre lotavam os locais onde eram realizados. Elvis passou de um ser desconhecido a um ídolo pop, muito rapidamente. Quando obteve seu sucesso geral mesmo, acabou sendo levado para o cinema e para a televisão, onde se destacou muito. Embora sempre alvo de críticas severas, algumas de suas atuações em alguns de seus filmes como “Love me Tender” receberam elogios da crítica mais especializada.

Elvis teve apenas de interromper momentaneamente sua carreira, quando foi convocado para lutar na guerra do Vietnã, o que foi muito aproveitado por seus empresários e repercutiu positivamente em sua carreira.

Elvis casou-se com Priscilla Presley, com que teve uma filha Lisa Marie Presley. O artista morreu em 15 de agosto de 1977, por conta de um colapso no coração.