Página Inicial > Artesanato > Dicas de Como Fazer Artesanato Com Argila

Dicas de Como Fazer Artesanato Com Argila

Publicidade:

Uma das maneiras mais antigas de fazer artesanato é com argila. A argila origina-se da desagregação das rochas e pode ser classificadas em dois tipos: a branca e a vermelha. Confira dicas simples e aprenda como usar a argila corretamente para fazer artesanato.

Não são todos os tipos de argila que devem ser usados para fazer artesanato. A argila branca é própria para fazer vasos trabalhados de cerâmica ou esculturas, ela requer prática e experiência para ser manejada. Já a vermelha é adequada para fazer trabalhos manuais mais simples.

Para quem quer trabalhar com a argila, o primeiro passo é buscar um ateliê de arte que tenha profissional qualificado e reconhecido no mercado artesanal. Depois, é importante também escolher dentre as técnicas de se fazer trabalhos com argila: há fornos com alta temperatura para cozimento das peças em argila; há a queima mais rápida, que é feita em 48 horas; há os trabalhos que são menores, e podem ser feitos em casa.

Também é importante saber como preparar a argila. Compre sacos grandes de argila e retire só a quantidade que for usar. Forre a superfície que será trabalhada. Aos poucos, coloque um pouco de água para molhar até atingir o material atingir uma consistência maleável que possa ser trabalhada.

Outra preocupação que o artesão que trabalha com argila deve ter é em relação às rachaduras. É importante tomar cuidado com a preparação da argila para que depois do trabalho terminado ela não rache. Caso tenha passado do ponto, coloque-a sobre uma folha de jornal, que irá sugar a umidade.

Para obter uma massa de argila lisa, amasse bem o material. Molhe as mãos com água e vá amassando até todas as bolhas de ar saírem. Se necessário, abra uma parte para verificar se há bolhas de ar internas. Esse procedimento é essencial para que o material fique liso para a modelagem.

Também é importante ter bastante cuidado com o armazenamento da argila. É preciso que a argila seja guardada de maneira que as propriedades dela sejam mantidas por muito tempo. Faça uma bola com o material que sobrar e enrole em plástico PVC bem rente ao material. Tome cuidado para não enrugar o saquinho e nem deixar o ar entrar. Umedeça um pano e coloque em volta da bola feita, depois, separe um pote de sorvete e guarde;isso irá fazer com que não endureça.