Página Inicial > Educação > Cursos Universitários: Faculdade de Medicina Veterinária

Cursos Universitários: Faculdade de Medicina Veterinária

Publicidade:

Cuidar dos animais é um ato muito bonito e importante, e muitos que pensam dessa maneira optam por seguir uma carreira onde possam ajudar os animais de maneira mais efetiva, como é o caso da medicina veterinária.

O profissional, médico veterinário depois de formado será responsável por dar assistência clinica e cirúrgica aos animais (silvestres e domésticos), irá cuidar da saúde deles em geral.

O mercado de trabalho é amplo, mas é preciso saber qual a melhor especialização para atender um bom nicho desse mercado. Além, do trabalho nas clinicas esse profissional encontrará boas opções no campo, junto a criadores e fazendeiros onde será responsável por cuidar de rebanhos dando assistência médica e também no controle de transmissão de doenças, alimentação balanceada, etc.

Em indústrias cuja matéria prima seja de origem animal é fundamental a presença de um médico veterinário para realizar o controle do material. E também em empresas que trabalham com a venda de medicamentos, vacinas, alimentos e artigos para animal em geral.

Nos grandes centros urbanos o mercado veterinário seja na área clinica ou cirúrgica já pode ser considerado saturado, porém em diversas cidades do interior a presença de um profissional é bastante requisitada. As prefeituras tem incentivado a criação de centros de atendimentos emergenciais gratuitos para atender aos animais domésticos de famílias que não possuem condições financeiras de arcar com o tratamento do animal, com isso é preciso abrir vagas para a contratação de profissionais.

O curso superior de medicina veterinária tem duração media de cinco anos, porém nos dois primeiros o aluno terá aulas das seguintes disciplinas: anatomia, genética, microbiologia, nutrição, matemática, estatística, bioética, produção animal, relações de ciência, tecnologia e sociedade, entre outras. A partir do terceiro ano começam as matérias praticas e específicas que incluem o estudo de doenças, técnicas clinicas, cirúrgicas, diagnósticos, etc. No final do curso o estagio é obrigatório para a retirada do diploma.

O curso dá suporte para o atendimento de animais de pequeno, médio e grande porte, porém cabe ao aluno escolher futuramente em qual segmento irá se especializar.

Em geral o médico veterinário é um profissional extremamente serio que honra seu compromisso em ajudar a cuidar dos animais, é considerada uma profissão bastante gratificante.