Página Inicial > Pets > Cachorros > Cuidados com o Maltês

Cuidados com o Maltês

Publicidade:

O maltês é um cão usado para fazer companhia, é um animal que se adapta a rotina diária do seu dono, o maltês demonstra um comportamento inquieto, ele gosta de brincar, de praticar atividades físicas, mas se seu animal pode ter um ritmo de vida tranquilo, sem perturbações, sem agitações, ou seja, ele apresentará um comportamento calmo.

Conhecendo um pouco do maltês

O maltês é inteligente, mas não é um animal fácil de adestrar, ele não gosta de ficar só, (treine desde bebê, para ele se acostumar). Ele tem um temperamento harmonioso, mas tenha cuidado, ele tem fama de bondoso, porém ele pode se tornar intratável com crianças e com outros animais.

O maltês é um cão muito protetor com o seu dono, ele pode latir ou atacar qualquer um que invada seu território ou se ele se sentir ameaçado, ele é um cão pequeno, mas não manifesta que está com medo. São animais com temperamento alegre, carinhosos, muito felizes, seu pelo é denso, é brilhoso, tem uma textura pesada e sedosa, é bastante longo e cobre todo seu corpo, eles não possuem subpêlo, encontramos cães maltês com pelagem branca e em tom de marfim claro, eles têm olhos muito abertos com expressão atenta e vivaz.

Quem tem um cão maltês precisa ter cuidado mantendo seus pelos limpos e bonitos, como são cães muito sensíveis precisamos ter muito cuidado na hora do seu banho, devemos usar produtos específicos, próprios para cada tipo de pelo, fique atento à secagem do seu pelo porque o excesso de calor pode queimar sua pele e pode causar lesões. Alguns maltês pode ter um pelo muito fino assim temos que usar um xampu específico para animais e também usar condicionador para deixar seus pelos hidratados, para tirar os nós do pelo use suas mãos ou um pente de metal, escove o pelo diariamente para tirar os pelos mortos, os parasitas e a poeira.

A origem do maltês

A origem do cão maltês é questionável, alguns dizem que a raça maltês é da Ásia, outros dizem que foi inspirados nas esculturas e nos desenhos A.C., outros dizem que a raça maltês veio da ilha italiana de malta e era usado como moeda de troca pelos marinheiros.

O maltês foi concebido para ser um cão de companhia para a realeza da Europa, ele chegou ao Brasil e ficou popular em 2000, e se tornou uma das raças mais comum do Brasil. Ele pesa em torno de 4 kg, seu corpo é todo coberto de pelos longos e sedosos, tem olhos escuros e suas orelhas são caídas e eles vivem em média de 15 anos.