Página Inicial > Passáros > Cuidados Gerais Com as Aves

Cuidados Gerais Com as Aves

As aves são animais de estimação muito apreciados já há longa data. Embora alguns tenham certa ojeriza em ver alguém com este tipo de animal de estimação, no Brasil o controle para quem quer ter algum tipo de ave exótica em casa tem aumentado bastante e, em alguns casos é melhor que o animal seja cuidado com carinho, de maneira doméstica, a ser contrabandeado. Também é conveniente que a aquisição de qualquer exemplar seja realizada em locais credenciados, ou em OGN’s de doação.

 

Quem quer ter uma ave, em especial para os iniciantes, precisa ter em mente que, assim como cães e gatos, as aves exóticas também precisam de cuidados específicos e, demandam tempo em seu trato. Falantes, bonitas, e muito companheiras, as aves precisam de atenção especial, em particular no que se refere à alimentação delas. A alimentação de pássaros, qualquer que seja a espécie, precisa ser muito balanceada, vale lembrar que as aves não podem ser alimentadas com migalhas de pão, ou outros alimentos humanos, particularmente, os industrializados.

 

De modo geral, as aves se alimentam por meio de ração, que deve corresponder a 70% da alimentação delas.  Os 30% restantes podem ser sementes — além das frutas, verduras e legumes, o que varia de acordo com cada espécie da ave. Um papagaio, por exemplo, deve ser alimentado com sementes especiais para ele. De acordo com veterinários, um erro é oferecer sementes de girassol para este tipo de pássaro, já que elas contêm muita gordura, poucas proteínas e ausência de alguns minerais e vitaminas que são de grande importância para o desenvolvimento deles.

 

Também é fundamental que os pássaros, assim como os cães e gatos, tenham acompanhamento veterinário. O prazo ideal para as visitas é de seis em seis meses. Mas, caso alguma estranheza no comportamento deles seja notada como não querer mais comer, ficar empoleirado em um canto, não cantar, não dar sinais de que quer a presença do dono, é importante levar ao veterinário imediatamente.

 

Para as visitas, eles devem ser transportados em gaiolas que são apropriadas para transporte desse tipo de animal. Gaiolas muito grandes podem provocar algum tipo de acidente, já que eles ficam agitados ao saírem de seus ambientes de rotina.

 

Ainda vale observar a troca de penas dos pássaros. Caso a troca ainda esteja acontecendo, é possível que o pássaro somente esteja um pouco cansado. Pássaros saudáveis trocam de penas dentro dos períodos desejados para cada espécie.