Página Inicial > Mulher > Gestante e Bebê > Cuidados com Cosméticos para Bebês

Cuidados com Cosméticos para Bebês

Publicidade:

Acessórios De Higiene: O Uso De Cosméticos Em Bebês E Crianças Deve Ser Moderado

Há uma infinidade de itens que são pedidos nas listas de kit higiene para os bebês e as crianças. Sabonetes, xampus, óleos, cremes hidratantes, colônias, lavandas, pomadas contra assaduras, talco, lenços umedecidos. Todos estes produtos são industrializados e possuem substâncias químicas que por vezes podem causar irritações e alergias nas crianças, em especial nos bebês recém- nascidos. O uso de cosméticos precisa ser feito com extrema atenção e sem nenhum exagero.

Todos os cuidados com bebês são poucos. Principalmente no que concerne aos cuidados nos primeiros meses de vida. Os bebês são muito sensíveis e estão se adaptando a este mundo. É certo que as mães e os pais procuram seguir as orientações de profissionais especializados em puericultura, mesmo assim, detalhes podem passar despercebidos. Os itens que compõem os famosos kits de higiene são todos cosméticos. Obviamente, foram produzidos e testados para o uso em bebês e em crianças. Entretanto, os cosméticos contêm substâncias químicas que, por ventura, podem causar irritações na pele ou e de outros tipos. E o pior: não se pode prever se aquele xampu escolhido, por ser o da marca mais tradicional existente no mercado, não irá funcionar, pois cada ser é único. A recomendação é de que antes de 28 dias de vida não se use nenhum produto na higiene do bebê que não seja neutro ou de origem orgânica. Água e pouco sabonete de glicerina (pode ser líquido ou em barra) bastam para o banho do bebê, o mesmo serve para xampus e condicionadores. Nada de colônia ou lavanda.

Nas trocas de fraldas, também o aconselhável é higienizá-lo com o auxílio de chumaço de algodão hidrófilo umedecido em água morna. Os lenços podem ser usados quando os bebês estão maiores e se não for verificada nenhuma irritação. Prevenir é sempre o melhor remédio.

Já para protegê-lo contra assaduras, use as pomadas cuja fórmula é à base de vitamina A. Elas também são emolientes e isto facilita a sua retirada com um chumaço de algodão umedecido em água morna. Os talcos são cheirosos e funcionam contra assadura. Acontece que o pó fino pode irritar a narina do bebê, provocando nele constantes espirros.

Para as crianças maiores, escolha produtos de boa qualidade, mas que sejam destinados sempre a eles, e não ao uso de adultos. Também evite que crianças usem muito perfume e que especialmente as meninas tenham contato com batons, pós, esmaltes. Estes últimos são campeões no quesito alergia.