Página Inicial > Passáros > Cuidados Com Calopsitas

Cuidados Com Calopsitas

Publicidade:

As aves calopsitas ou mias comumente chamadas de cacatuas, é uma ave considerada exótica da avifauna brasileira. Pertencente à família das Cacatuidae, com nome científico Nymphicus hollandicus, não é natural do Brasil ao contrário do que muito pensam. Trata-se de uma ave que é originária da Austrália, e que foi descrita pela primeira vez em 1791.  São conhecidas por serem aves gregárias, ou seja, gostam de viver em grupos. Não são aves tidas como urbanas, mas é comum um ou outro exemplar ser vista voando solta na cidade, pois certamente escapou de seu alojamento, já que não é este o meio natural de uma calopsita.

 

Possui cerca de 30 cm, e apresenta uma característica muito marcante: uma crista no alto de sua cabeça. As calopsitas podem ser comparadas com os papagaios, em estatura e corpo, entretanto, as penas possuem outra coloração – indo do branco ao amarelo – e com a crista na cabeça, que pode ter tonalidade avermelhada.

 

Embora sejam aves gregárias, são nômades. Saem em busca de água e de alimento. Realizam a maior parte de sua alimentação no chão. As calopsitas formam seus nichos em buracos no chão ou em árvores, onde colocam seus ovos. Gostam de ficar instaladas, quando na natureza, em locais próximos à água ou em eucaliptos.

 

Trata-se de uma ave que dá bastante trabalho. Então, quem deseja ter um exemplar em casa precisa levar em consideração algumas informações sobre os cuidados que demandam uma calopsita, para não fazer a aquisição por impulso. É um animal que precisa ser comprado em local onde haja autorização para a sua revenda. É importante verificar se todos os documentos exigidos pelos órgãos reguladores estão à disposição dos clientes, para certificarem-se de que a ave não é proveniente de contrabando.

 

A calopstia precisa receber alimentação adequada, no geral, as aves se alimentam bem das rações que estão à venda nos pets shops. As rações são misturas de sementes diversas – alpiste, arroz cateto, painço amarelo, painço branco, painço verde, painço vermelho, aveia descascada, girassol comum e girassol rajado.

 

São aves que podem chegar até os 25 anos de vida, portanto, quem viaja muito, deve pensar em como organizar a vida tendo uma calpsita em casa. São animais muito ativos e que também precisam de espaço para abrir e mover as asas. Por isso, devem viver em gaiolas que sejam confortáveis. Precisam receber luz solar, mas nada de ficar em locais muito quentes. Precisam ainda de água fresca. Convivem bem com crianças.