Página Inicial > Educação > Geografia > Continente Africano: Chade

Continente Africano: Chade

Publicidade:

O país que fica localizado na região Centro Norte do continente africano, é a área de transição existente entre a África Mediterrânea e ainda a África Subsaariana o Chade conta com mais de 75% de todo o seu território coberto pelo deserto do Saara. E não possui uma saída para o mar, o país tem limites com a Líbia, Níger, Nigéria, Camarões, e a República Centro Africana.

O pais é um ex colônia francesa e a sua independência foi conquistada no dia 11 de agosto do ano de 1960. Em seu território habitam mais de 200 grupos étnicos diferenciados. Esta grande diversidade é um dos grandes e principais fatores responsáveis por todos os conflitos internos da região que se agravam e muito com o passar dos anos desde a década de 1960. Apesar do país abrigar grandes reservas de ouro e petróleo a sua população é consideradas como uma das mais pobres do mundo e com menor expectativa de vida.

Principais atividades econômicas do país.

Como principais atividades econômicas desenvolvidas no país temos a pecuária de subsistência, esta que é praticada por pelo menos mais de 70% de toda a população local. Podemos destacar ainda a produção de algodão, amendoim e também tabaco. O país conta com excelentes reservas de petróleo e ouro que são exploradas por empresas americanas.

Chade ainda conta com um grande problema socioeconômico onde o analfabetismo faz parte de mais de 70% da população além disto pelo menos 39% da população é subnutrida e o índice de desenvolvimento humano é considerado como um dos menores do mundo de mais de 169 países analisados o país Chade fica na posição de número 163.

A expectativa de vida aos nascer é de pelo menos 50,4 amos de idade.

Os domicílios com acesso a água potável ficam em 48% e ainda os domicílios com acesso a rede sanitária são apenas 9% o que torna um país bastante doente e com problemas sérios de epidemias e doenças.

O PIB per capita é de 692 dólares o que torna o país também como um dos menos desenvolvidos do mundo e mais atrasados.