Página Inicial > Educação > Geografia > Continente Africano: Camarões

Continente Africano: Camarões

Publicidade:

O pais que fica localizado na costa este da África é banhado pelo Golfo da Guiné, a República de Camarões é uma das nações que representa a maior diversidade étnica e cultural de todo o continente africano, por isto acontece em razão da presença de vários ovos colonizadores no território, temos pelo menos 230 etnias diferenciadas e na região são faladas mais de 250 línguas e dialetos nativos da região.

O processo de independência do país foi obtido apenas em janeiro de 1960 e depois do país ter sido colônia da França e Inglaterra ao término da segunda Guerra Mundial em 1945.

Com isto pelo menos mais de 40% de todo o território acabou sendo coberto de florestas tropicais. E ainda no norte onde predominavam as savanas o clima tropical é bastante seco, se tornando assim bastante árido nas proximidades do lago Chade. A oeste existem formações de rochas e montanhas de origem vulcânica onde o seu ápice é o monte Camarões que tem mais de 4 mil metros um dos mais altos da África Central.

Toda a disputa territorial com a Nigéria pela península de Bakassi provocou grandes conflitos de fronteira desde os anos de 1990.

O primeiro presidente da nação foi Ahmadou Ahidjo, um fulani que foi educado na França, se tornando assim presidente da federação no ano de 1961. Contando com um aparato grande de segurança interna generalizada, no ano de 1966 o presidente acabou contando com um aparato existente de segurança interna generalizada e no ano de 1966 o presidente acabou proibindo todos os partidos políticos, com exceção de seu partido da união nacional dos Camarões. Foi no ano de 1972 que Ahidjo acabou introduzindo no país uma novas constituição, o que transformou definitivamente toda a federação em um estado unitário.

O país renunciou o cargo de presidente no ano de 1982 e foi sucedido pelo primeiro ministro Paul Biya um oficial de carreira. Até hoje Biya foi o segundo presidente da história que seguiu mais tempo no poder e tem mais de 78% de toda a popularidade entre a população do local bem como todos os seus votos.