Página Inicial > Educação > Geografia > Conheça Mais Sobre o Rio Tigre

Conheça Mais Sobre o Rio Tigre

Publicidade:

Considerado o mais oriental entre os rios que delimitam a região da Mesopotâmia, o rio Tigre ou apenas Tigris em árabe, junto ao Eufrates corre desde as montanhas distantes da região da Anatólia, seguindo até o Iraque. O rio Tigre, que forma  ‘a terra que fica entre rios’, banha as terras dos seguintes países do oriente: Turquia, Síria, Iraque e Irã.

Com uma extensão de mais de 1900 quilômetros, o rio tigre nasce nos Montes Tauros, a oriente da Turquia. Corre para sudoeste, até unir-se diretamente ao rio Eufrates, já na região próxima a Al Qurna, no sul do Iraque. Juntos, os dois rios formam o canal de Shatt al-Arab que vai desembocar no golfo Pérsico.  Há ainda outros afluentes que acabam encontrando as águas do rio Tigre, são eles o rio Diyala e o rio Zab.

Uma capital que é banhada pelas águas do rio Tigre é a famosa Bagdá. Já outra cidade portuária que também recebe estas águas é a de Baçorá, que está localizada junto ao canal de Sahtt al-Arab. É sabido que, na Antiguidade, em particular no alto desenvolvimento dessas regiões, diversas cidades estavam as voltas com diversos rios que desembocavam num mesmo local, formando a confluência conhecida como “Mesopotâmia”. Lá, o comércio se desenvolvia, bem como diversas práticas de agricultura que chegaram até os dias de hoje. Estas regiões eram ricas por conta da água fértil que corria no leito de tais rios, em particular do Eufrates e do Tigre.

Próximo à cidade de Samarra ainda foi construída uma barragem, cujo objetivo à época, era conter possíveis inundações que ocorriam entre meses de março e maio, período de maior cheia do rio. A barragem auxiliou ainda no processo de irrigação, que reduziu drasticamente a quantidade de lodo que havia na água.

Além disso, povos como os sumérios, aproveitavam o curso dessa água para levar irrigação para o seu próprio plantio. Não é apenas isso, usavam a água também para higiene e uso pessoal. Há algumas cidades que podem ser citadas como sendo as mais importantes: Nínive, Ctésifon e Seleúcia. Uma outra cidade que [e considera importante para a época é a de Lagash, mas que era banhada pelas águas do Tigre por meio de um canal que fora construído por volta dos anos de 2400 A.C. Outra cidade banhada por aquelas águas era, não menos importante, Tikrit, cujo nome pode ser traduzido como “as águas do Tigre”.