Como Incentivar a Leitura Infantil

Incentive A Leitura Desde Cedo: Dê Livros Para Bebês E Crianças

Pesquisas recentes feitas por institutos renomados apontam que os bebês e as crianças que têm contato com a leitura desde cedo, provavelmente se tornarão leitores vorazes na vida adulta. Mães que leem para seus filhos transferem o gosto pela descoberta de novos universos, deixando um legado afetivo com relação à leitura que dificilmente será abandonado. Dê livros para bebês e crianças, eles são mais do que acessórios.

A hora do banho, por exemplo, pode ficar ainda mais divertida, se para o bebê ou a criança, forem oferecidos os livrinhos especiais para irem à água na banheira, além dos tradicionais acessórios de banho, como os patinhos, de borracha. Com um livrinho desse tipo, o bebê já visualiza as primeiras narrativas, em formas de bichinhos que tanto os agrada. Ainda de quebra desenvolve habilidades sensoriais, visuais e vão adquirindo o gosto pelos livros.

Livros com gramatura especiais já podem ser dados para os maiores. E não tenho medo que eles os  rasguem, mordam, rabisquem isto faz parte do processo. O importante é que as narrativas sejam curtas, que haja muitas imagens e que eles sejam lidos em algum momento para os filhos. Lembre-se de que eles ainda não são leitores, mas são altamente curiosos e querem saber o que está “escrito” nas páginas. Será possível perceber naquelas crianças que já falam o aumento significativo em seus vocabulários.

Outro hábito que deve ser constante é o da leitura da hora de dormir. Algumas crianças mais agitadas costumam relaxar profundamente quando são postas na cama e começam a ouvir as histórias clássicas das princesas e príncipes, dos bichinhos da floresta, dos animais marinhos e tantos outros personagens que povoam o universo infantil e que são eternos. A leitura vai “desligando” a criança, que de repente já pegou no sono. É possível também que os pais organizem os áudio – livros, e os deixe bem baixinho no quarto, contando a história, isto ajuda também a criança a ir se acostumando a pegar no sono sozinha, de modo mais independe.

Qualquer pequena atitude em relação à leitura para os pequenos é mais do que válida. Os benefícios são inúmeros. Bebês e crianças precisam ser estimulados constantemente,  e oferecer-lhes livros e ler para elas é mais do que a criação de um simples hábito é um ato de amor, pois a leitura  forma adultos com possibilidades de descobertas e escolhas infinitas.