Página Inicial > Casamento > Alianças de Casamento > Como Escolher as Alianças de Casamento

Como Escolher as Alianças de Casamento

Publicidade:

O uso de alianças para simbolizar uma união entre casais surgiu entre os povos gregos e romanos. Contudo, são muitos os historiadores que apontam já ser um hábito simbólico entre povos mais antigos ainda, como os hindus. Todos os povos antigos acreditavam que no dedo anelar da mão esquerda passaria uma veia conhecida por eles como “vena amoris”, e que ela estaria ligada diretamente ao coração. Então, usar uma aliança no dedo esquerdo significaria amor eterno entre aquele par. Este costume de usar alianças permanece vivo até hoje e em praticamente todos os povos do mundo, com algumas modificações e simbologias distintas.

Em diversos períodos, por exemplo, quando uma mulher usava uma aliança em seu dedo esquerdo ela era quase uma propriedade de seu noivo, não estando disponível para nenhum outro pretendente. Foi a partir do século IX que a igreja católica adotou o uso da aliança como sendo o mecanismo simbólico que conhecemos hoje – quando um casal vai se unir é quase uma obrigatoriedade o uso do anel para marcar a união e a nova condição civil de ambos.

Nesse caso, as alianças passaram a ser usadas pelos casais ao final da cerimônia e, em geral passaram a ser também fabricadas em metal de grande valor, mais comumente, o ouro, conferindo assim mais valor agregado à peça.

Também é comum que o homem compre as alianças para serem trocadas no dia da cerimônia de casamento, elas ainda costumam estar acompanhadas com os nomes dos cônjuges, que são gravados na parte interior das alianças.

A escolha das alianças de casamento depende muito do gosto pessoal do casal, embora de tempos em tempos, surjam alguns modelos que acabam atraindo mais a atenção das pessoas, em geral das mulheres. Mas vale a pena lembrar que mesmo as alianças, que são joias, devem respeitar certa regra de uso, uma vez que o anel atrai muita atenção para as mãos.

Os modelos mais finos, em ouro tradicional, ficam bem em todos os estilos e silhuetas. São mais discretas e costumam custar menos. Os modelos mais grossos de alianças chamam mais a atenção para as mãos, que não devem ser usadas por quem possui dedos muito grossos, pois costumam diminuir o tamanho dos dedos.

Alguns ainda gostam de modelos com aplicação de algum tipo de pedra preciosa, em geral, apenas um pequeno brilhante. Entretanto, o mais indicado é que estas aplicações fiquem por conta apenas da aliança da mulher, para não ficar muito destacado na mão do homem.