Página Inicial > Casa e Apartamento > Decoração de Cozinha > Como Escolher a Pia Certa para a sua Cozinha?

Como Escolher a Pia Certa para a sua Cozinha?

Publicidade:

Objetos diversos – saiba como escolher a pia certa para a sua cozinha.

Na hora de fazer a decoração da casa é importante que seja dada uma atenção especial para  a escolha de alguns objetos em particular. Além disso, é importante que a escolha de alguns itens não fique restrita ao preço ou apenas a beleza da peça. É o caso de fazer a escolha da pia da cozinha. Vale lembrar que lavar a louça usada diariamente não é considerado a tarefa mais prazerosa de ser realizada no dia a dia. E nada pior do que ter de fazer a tarefa em uma pia pequena e que te dê dores nas costas. Por essa e outras razões é importante fazer a escolha de um modelo de pia que seja bastante assertivo.

Uma cozinha perfeita é, além de bonita, funcional e ergonômica. Não dá para ser feliz em uma cozinha que, ao depois de sair da lavagem da louça, tenha dores nas costas porque a cuba não é condizente com a altura da torneira. Para que isso não aconteça e a cozinha seja de fato um local da casa que além de agradável também seja funcional é preciso respeitar algumas premissas no momento em que se faz a escolha da pia, da cuba, da torneira. O mesmo critério deve ser respeitado quando a pia é instalada.

Para quem mora sozinho, é de fato, muito mais fácil estabelecer, por exemplo, medidas feitas de acordo com a altura de quem irá se servir com frequência da pia. Por exemplo, para uma pessoa que tenha entre 1,50 – 1,60, o ideal é que a pia seja instalada em uma altura de 78 – 90 cm do chão. Essa também é uma medida padrão entre os pedreiros que fazem este tipo de instalação e também a usada por famílias maiores.

Caso você meça entre 1,70 – 1,80 (ou até um pouco a mais) o ideal é que a pia seja instalada a 90 – 103 cm do chão, para garantir um conforto maior na hora de se apoiar na pia.

Além das medidas da altura em que a pia será instalada, há outros detalhes que também devem ser levados em conta na hora de fazer a melhor escolha de pia para a sua cozinha.  A distância entre a torneira e a bancada não pode ficar em menos 20 cm. Sendo assim, as cubas que possuem em torno de 15 cm de profundidade, deixam 35 cm para lavar a louça sem maiores problemas.

E para que a sua cozinha seja perfeita, lembre-se ainda de uma última dica: os armários aéreos devem ser instalados entre 45 a 70 cm de altura da bancada, respeitando uma profundidade de no máximo 35cm para evitar bater a cabeça.