Página Inicial > Casa e Apartamento > Construção e Reforma > Como Encontrar Vazamentos em Vasos Sanitários

Como Encontrar Vazamentos em Vasos Sanitários

Publicidade:

Reformas – como testar e encontrar vazamentos em caixas acopladas em vasos sanitários

Muitas vezes, os vazamentos de água na rede hidráulica das casas, passariam praticamente batidos, entretanto, quando chega a conta de água é que se nota que algo não anda muito bem. É nesse momento que é importante fazer uma varredura na rede hidráulica e sair à caça do problema, para que não se torne, nos dias de hoje, uma questão até mesmo de ordem pública. Afinal, em tempos de crise hídrica e racionamento iminente, é importante cooperar para que não falte água de lado nenhum.

Alguns sinais podem ser facilmente identificados para levar o próprio morador a fazer a identificação do problema. Em geral, vazamentos acontecem em ligações de caixa de água com pias, chuveiros, e, principalmente caixas acopladas de vasos sanitários ou até mesmo as válvulas de modelos mais antigos. O problema deve ser identificado o quanto antes e consertado. Para isto, feche todos os registros e contrate os serviços de um profissional especializado, para que o problema seja solucionado de uma só vez.

Para saber se realmente os vazamentos são oriundos dos vasos sanitários, há o teste chamado “a seco”. Para fazê-lo é importante seguir o procedimento:

Seque totalmente o vaso sanitário com um pano. Usando luvas, retire toda a água do vaso sanitário. Aguarde meia hora. Se voltar a encher de água, existe vazamento na válvula ou caixa de descarga. Se seu banheiro tem válvula embutida, inspecione o reparo interno e a regulagem. Se seu banheiro tem caixa de descarga externa, verifique a regulagem da boia. Em caso de substituição de peças, um encanador realiza essas tarefas com maior eficiência do que um morador sem grandes conhecimentos. Somente faça a substituição se houver condições reais de fazer o serviço. Redes hidráulica e elétrica precisam ser cuidadas por profissionais, caso haja qualquer erro, o barato pode sair bem caro.

Há outros testes mais simples, e que também funcionam. Joga-se um pouco de farinha dentro do vaso sanitário e verifica-se seu comportamento. Se houver movimento da farinha temos problemas de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Pode ainda ser realizado o teste da caneta, com o qual as paredes internas da bacia sanitária são secas, em seguida com uma caneta marca texto, faz-se uma linha ao longo de todo perímetro da louça abaixo dos furos de lavagem. Após 2 minutos, verifica-se a presença de vazamento se a água proveniente dos furos de lavagem que escorreu pelas paredes, apagou o traço feito pela caneta.