Página Inicial > Bem-Estar > Yoga > Características da Yoga Para Crianças

Características da Yoga Para Crianças

Publicidade:

A yoga deve ser entendida como uma filosofia milenar, que visa a integração da mente, do corpo, bem como todas as emoções sentidas por um ser. A sua prática busca uma libertação dos barulhos da mente – um equilíbrio mesmo do ser. Mas não é somente isso. Como a yoga é praticada também por meio de exercícios físicos, que se destinam a melhor a postura, a respiração, a flexibilidade, ela também acaba promovendo outros benefícios aos seus praticantes: o desenvolvimento da capacidade de concentração.

Há diversas modalidades – ou técnicas – da prática do yoga, que foram desenvolvidas ou adaptadas ao longo dos mais de 5.000 de sua existência. É importante antes de fazer a busca por local onde se possa realizar yoga, saber com qual linha ela trabalha, em especial se a yoga for destinada às crianças. Hoje, até a mais alta cúpula da medicina já vem indicando a prática, em particular para crianças que sofrem – aparentemente – de alguns distúrbios, como hiperatividade, obesidade e falta de autoconfiança.

As aulas de yoga que são voltadas especificamente para crianças, possuem características diferentes das que são destinadas aos adultos. Elas são lúdicas e muito criativas – totalmente voltada para o universo etário. Durante o desenvolvimento das aulas, as posturas ou asanas são introduzidas por meio de histórias contadas, que estão sempre associadas aos elementos da natureza. As crianças vão internalizando as histórias, ao mesmo tempo em que assimilam os exercícios. Assim, elas também vão ganhando mais flexibilidade corpórea e melhorando a coordenação motora.

Mas não é apenas isto. À medida que as práticas vão se tornando mais constantes, as crianças também vão ganhando autoconfiança para fazer exercícios mais complexos. Isto garante que elas também aumentem o poder de relaxamento e concentração. No caso de crianças hiperativas, há uma melhora visível no comportamento diário delas.

O ambiente no qual a yoga é praticada é muito acolher, uma vez que não há competitividade entre as crianças. Cada uma se desenvolve em seu tempo, respeitando as suas limitações. A aula que é destinada com exclusividade para as crianças trabalha com um princípio há muito esquecido nas escolas e locais onde em geral as crianças frequentam: respeitar e honras a nós mesmos, uns pelos outros e pelo nosso meio ambiente.

Crianças podem começar a praticar yoga a partir dos 5 anos de idade. As aulas são realizadas em grupo, e em geral, possuem 1h30 de duração.