Página Inicial > Educação > Arte > Características da Arte Pop

Características da Arte Pop

Publicidade:

A crise da arte que assolava o século XX, propôs uma série de obras que estivessem ligadas às massas ou do que se convencionou como  cultura popular capitalista. A estética das massas, portanto, procurou achar a definição do que seria a cultura pop – embora não a tivesse encontrado e aos poucos, aproximou-a do que se costuma chamar de kitsch.

E ainda assim, é possível encontrar outras definições para o que se designa como arte pop – pode-se dizer que ela nada mais é do que a representação artística da passagem do que se convencionou como modernidade para o pós-modernidade. Alguns nomes como Theodor W. Adorno e Max Horkheimer ainda afirmam que arte pop nada mais é do que indústria cultural voltada única e exclusivamente para as grandes massas. E é aqui que mora a grande controvérsia, há que críticos de arte não consideram arte industrial ou de massas, como sendo a definição de arte mesmo.

Mas para quem ainda possui dúvidas sobre o que é a arte pop, algumas de suas características principais podem ser bem observadas, embora alguns críticos de arte afirmem que não há como definir nem perceber a arte pop, pois não é arte. Engana-se quem acredita nisso. Sempre há o que perceber e sempre há que considerar. As demandas do mundo moderno fizeram com que, em primeiro lugar, os artistas se envolvessem com busca de materiais distintos para as artes plásticas, por exemplo.

A arte pop trabalha com signos estéticos de cores inusitadas, as quais costumam estar massificados pela publicidade e pelo consumo, aplicando como principais matérias primas o  gesso, a tinta acrílica, o poliéster, o látex, e outros tantos produtos com cores intensas, os fluorescentes, brilhantes e vibrantes, que são capazes de  reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande.

Há ainda os representantes que ficaram marcados na própria historia da cultura e arte pop. Nomes como Michael Jackson, Elvis Presley, Marlon Brandon, Brigitte Bardot, são figuras que podem ser aclamadas como sendo grandes artistas do movimento pop. Não nos vale ainda esquecer que dentro da cultura pop. A própria criação das celebridades, como modelos representantes do desejo de consumo promovido pela televisão, cinema, rádio e outros meios de comunicação, também fazem parte dessa cultura de massa.

Um item de consumo que também pode ser mercadologicamente marcado como parte da cultura pop e que viu esta se fazer – se é que não ajudou a fazê-la – é a própria marca tradicional da Coca- Cola. Tem melhor representante?