Página Inicial > Dicas de Compras > Canetas MontBlanc: História e Modelos

Canetas MontBlanc: História e Modelos

Publicidade:

Conheça um pouco sobre a história das canetas MontBlanc.

Os fabricantes das canetas MontBlanc apresentam um história lendária e de muito sucesso que tornaram seus donos e, posteriormente os herdeiros milionários. Sinônimo de luxo e requinte, as primeiras canetas foram idealizadas e produzidas por um engenheiro alemão August Eberstein, por um banqueiro Alfred Nehemias e um dono de papelaria Claus Voss que juntos decidiram fabricar canetas que estavam na mais alta moda na Europa e as batizaram de Montblanc em homenagem ao Monte Branco. Hoje a marca constitui um famoso império que produz relógios e artigos de couro cobiçados no mundo inteiro.

As canetas de pena estavam na moda em 1906 e em 1909 surgiu a primeira caneta mais aprimorada fabricada em aço e que logo seria comercializada em mais de 3 milhões de unidades. Os negócios foram sendo aos poucos ampliados e vários outros tipos de canetas foram sendo fabricadas. Hoje a marca fatura mais de 400 milhões de dólares todos os anos com produtos diversos que incluem não somente as canetas, mas também joias que são colecionadas por pessoas de alto poder aquisitivo.

Ao longo de mais de um século, a marca foi sendo valorizada e alguns exemplares de canetas Montblanc chegam a valer o equivalente a um carro do modelo Jaguar. Entretanto não foi tarefa tão fácil conseguir erguer o império que é a marca Montblanc. No período da Segunda Guerra Mundial, por exemplo, a fábrica com sede na Alemanha foi bombardeada e praticamente destruída. Com incentivo do governo alemão, os donos conseguiram reerguê-la e oferecer trabalho a muitos desempregados no período.

Mesmo assim, a empresa continuou a produzir canetas como as da linha Meisterstück, as quais possuem designer atemporal e são desejadas por muitos colecionadores do objeto. Estas canetas inclusive fazem parte de um seleto grupo que fica em exposição permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York, tamanha a importância e imponência de tais objetos. No final do anos 1970, a marca foi adquirida pela DUNHIIL, e passou a ser patrocinadora oficial de diversos espetáculos de arte. A Montblanc possui mais de 60 lojas espalhadas pelo mundo todo, sendo muitas delas da própria Montblanc.