Brincadeira Infantil para o Dia das Mães

Atividades E Brincadeiras Infantis: Reunir Mães E Filhos Para Brincarem À Moda Antiga

O dia das mães está se aproximando e nada melhor do que reunir as mães e os filhos para que eles, não só troquem presentes, mas também ambos tenham a oportunidade de trocar experiências, as quais nem sempre são divididas devido a correria do dia a dia.

Uma boa atividade para o dia das mães é reuni-las para que brinquem, literalmente, durante algumas horas com seus filhos. O ponto de partida deve ser a organização de um café da manhã, para o início da confraternização. Em seguida, montar e propor um ciclo de atividades e brincadeiras que possam ser compartilhadas entre as duas partes. A principal finalidade é que haja uma integração entre as famílias e que os vínculos afetivos sejam fortalecidos.

Na sequência, iniciar o ciclo de jogos –estes devem ser os tradicionais e antigos – para que as mães já comecem a brincadeira compartilhando suas memórias. Todas as mães em algum momento de suas vidas já brincaram de amarelinha,  pega –pega,  corda, bate – lata, jogo de taco, entre tantas outras que fazem parte do nosso folclore. É muito curioso nesse tipo de reunião que as crianças perguntam o tempo todo se algum dia as suas mães brincaram disso ou daquilo. Assim, a memória afetiva é compartilhada de forma lúdica e muito aberta, pois as mães têm um momento para demonstrar que um dia já viveram tudo aquilo, e que suas infâncias também foram permeadas de alegrias e muita diversão.

A figura da mãe cobradora e exigente passa para o segundo plano. E as crianças acabam também percebendo que o processo de desenvolvimento é igual para todas as pessoas. Isto fortalece relações que em certos momentos possam estar fragilizadas pela falta de tempo que hoje é realidade para muitas famílias. Atividades e encontros como este, provam o quão necessário é o resgate de tradições e brincadeiras à moda antiga. Nada se perde e tudo se renova. E dia das mães não é apenas um momento para trocar presentes, mas sim uma oportunidade de renovação e preservação da nossa memória afetiva.

Termos de busca: