Brincadeira Infantil: Corrida de Sacos

Atividades E Brincadeiras Infantis: Que Tal Promover Uma Corrida De Sacos?

A corrida de sacos é uma brincadeira antiga e tradicionalmente ligada ao universo infantil, devido as suas características e regras. Antigamente, como não havia tantos brinquedos à disposição da garotada, elas usavam de todos os recursos existentes aliados a uma profunda criatividade para poder se divertirem. As brincadeiras agradavam tanto que se perpetuaram e atravessaram gerações. Embora, hoje as crianças se divirtam com vários brinquedos eletrônicos, revisitar as divertidas brincadeiras de rua ou ainda ligadas às culturas mais folclóricas é uma boa pedida para mostrar que não se vive somente à base de computadores e afins.

As brincadeiras antigas e tradicionais como a corrida de sacos além de serem lúdicas têm valores pedagógicos altíssimos.  Numa corrida com sacos, as crianças aprendem, por exemplo,  a aceitar derrotas  e a se deliciarem com as vitórias. As crianças também descobrem a necessidade de vivenciar regras, justamente num momento em que alguns valores educativos não estão sendo aplicados de forma mais rigorosa ou efetiva, justamente por uma distorção do que deve ou não ser cobrado de uma criança. Então, ao promover estas competições e jogos antigos entre as crianças, os objetivos vão além da diversão e alegria.

Para realizar uma corrida de sacos, basta que o líder da brincadeira organize alguns sacos grandes e bem resistentes (daqueles que se armazenam batatas, por exemplo), nos quais as crianças possam entrar neles. A partir disso, são estabelecidas as regras para que o jogo, ou ainda, seja desenvolvido por indivíduos, num determinado tempo, ou por equipes.

As variações das regras são muitas, basta então, que elas sejam inicialmente pensadas e estabelecidas com as crianças e que tenham critérios. Não se esqueça que qualquer furo poderá promover uma pequena revolução entre eles. A atividade poderá ser desenvolvida com crianças entre quatro a dez anos de idade. Mas não coloque crianças de faixas etárias muito distintas juntas. Realize a atividade por blocos de idades aproximadas, pois as crianças podem correr o risco de quedas, em especial se tombarem umas nas outras.

É possível que a corrida tenha um percurso de ida e volta, ou que seja feita num trajeto maior. Isto vai depender do espaço onde ela será realizada. Ganha a corrida do sacos quem primeiro atingir a linha de chegada