Página Inicial > Bem-Estar > Yoga > Benefícios da Yoga Para os Adolescentes

Benefícios da Yoga Para os Adolescentes

É indiscutível que praticar yoga faz bem para qualquer pessoa. A yoga é uma filosofia milenar que, após ser difundida no Ocidente, ganhou muitos adeptos. Hoje, apenas nos Estados Unidos, estima-se que 18 milhões de pessoas pratique alguma modalidade de yoga.

Nos últimos tempos, houve uma procura muito mais intensa pela prática por parte de jovens e adolescentes, o que tem trazido benefícios singulares para eles. Curioso é que talvez outro tipo de atividade física não desenvolva de forma tão profunda no ser nessa faixa etária. Aqueles que as praticam possuem uma respiração muito mais apurada, apresentam uma melhora significativa na circulação sanguínea, promovem um aumento na flexibilidade do corpo, sem contar que a capacidade de concentração fica muito mais sensível, uma vez que um dos princípios da yoga é limpar a mente de processos estressantes, garantindo uma percepção cada vez mais intensa do todo.

Adolescentes podem iniciar-se nas práticas da yoga, uma vez que a filosofia não impõe nenhum tipo de restrição para idade, ou sexo. E os adolescentes ganham muito quando praticam qualquer que seja a modalidade da yoga. Em geral, quando se trata dessa faixa etária, eles acabam procuram – ou aceitando – praticar yoga por razões bastante distintas das de um adulto ou mesmo de uma criança. Dentre as razões podem estar a necessidade de um aumento de concentração – na fase entre 12 e 17 anos, a concentração costuma estar bastante comprometida entre os adolescentes.

Outra razão que tem levado muitos adolescentes a buscar a yoga é a questão da saúde. Hoje, os adolescentes estão entre os que mais apresentam altas taxas de colesterol ruim no sangue – por conta de alimentação inadequada, ou sedentarismo. Além disso, há um aumento considerável de benefícios no sistema digestório do indivíduo, o que favorece ainda a perda de peso. Algumas modalidades não são tão exigentes no quesito das posturas (asanas) e, como a permanência nelas é rápida, costuma ser mais indicada para os adolescentes. Assim, eles não se entediam e ainda conseguem angariar uma melhoria significativa na saúde.

Ao perderem peso com as práticas da yoga, os adolescentes ainda ganham em outro quesito – um aumento na autoconfiança, já que eles passam a ser mais capazes de usar a própria linguagem, e isto pode ser visto a partir da maneira que eles modificam a forma de se expressarem. Como na yoga há uma filosofia básica de honrar o próprio ser e respeitar a si e aos outros, os adolescentes se sentem também mais fortalecidos para falar de seus próprios sentimentos. O que é uma grande conquista em época de tanta mudança.