Página Inicial > Receitas e Mesa > Peixes > Bacalhau ao Molho de Creme

Bacalhau ao Molho de Creme

Publicidade:

O bacalhau é uma carne branca bastante prestigiada, principalmente em receitas portuguesas, onde o peixe é base para pratos famosos do país. No Brasil, o hábito de preparar receitas com bacalhau não é comum em toda a população, provavelmente devido ao seu preço pouco acessível, mas os pratos preparados com ele são definitivamente deliciosos e em determinadas épocas do ano, como os dias que antecedem a Páscoa e no dia da celebração, o bacalhau é visto na mesa de muitos brasileiros.

Se você está procurando uma boa receita de bacalhau para preparar em casa, experimente nossa dica de Bacalhau ao molho de creme!

Ingredientes para preparo:

– 1 kg de bacalhau

– 1 kg de batatas grandes, descascadas

– 1 litro de leite

– 3 dentes de algo picados

– 1 colher (sopa) de azeite

– 1 colher (sopa) de salsa fresca picada

– 3 colheres (sopa) de maisena

– 200g de queijo ralado parmesão

– 1 colher (chá) de noz-moscada ralada

(O prato serve 6 porções)

Como preparar o prato

O primeiro passo é dessalgar o bacalhau por 36 horas, fazendo a troca da água por pelo menos 6 vezes. Depois que o bacalhau estiver dessalgado, corte-o em pedaços médios ou postas.

Feito isso, esquente o leite em uma panela grande e, antes que ele chegue à temperatura de fervura, coloque o bacalhau na panela e cozinhe em fogo baixo por mais ou menos 10 minutos. Reserve.

A seguir, corte as batatas em formato de rodelas grossas, leve para cozinhar em água por aproximadamente 15 minutos, escorra e as deixe reservadas.

Depois, tire o bacalhau do leite e remova o máximo possível de espinhas e pele, cuidando para que as postas não se desmanchem muito.

Em outra panela, aqueça o azeite e coloque o alho para dourar. Em seguida, acrescente o leite do bacalhau e a salsa fresca. Dissolva a maisena em um copo médio com água fria, coloque na panela e mexa tudo até engrossar. Acrescente a noz-moscada e deixe no fogo, cozinhando, por mais ou menos 10 minutos.

Assim que estiver pronto, coloque as batatas cozidas em um refratário, junto com o bacalhau. Cubra tudo com o creme branco que você preparou e polvilhe o queijo ralado por cima.

Leve o refratário ao forno médio, já pré-aquecido, e deixe assar por 40 minutos ou até que a cobertura esteja gratinada.