Página Inicial > Educação > Atividades Infantis > Aula de Educação Artística Infantil: Auto Retrato

Aula de Educação Artística Infantil: Auto Retrato

Publicidade:

Quando e até quanto o ser humano pode aprender sozinho ou com a orientação de um especialista, de um familiar, de um colega ou do meio? Compreendemos que a evolução do homem pode nos explicar muito e que a aprendizagem realmente estimula. Educadores, pais e de todos aqueles que estão ligados à comunidade escolar tem interesse em se empenhar no bom aproveitamento de um ensinamento para que uma criança possa ganhar na compreensão e na aquisição de um bom aproveitamento do espaço de tempo que ela passa na escola aprendendo e sendo estimulada.

Da visão ampla e humanista, o trabalho educativo deve visar não apenas o relacionamento entre os educadores e das crianças, mas a humanização de cada um, de maneira positiva, o que pode ser chamado de educação pra viver, ou seja, não é apenas a educação das disciplinas escolares, mas da postura que temos no dia a dia com as pessoas e situações. O trabalho educativo pode ser entendido como uma troca entre o educador e a criança. O que a criança compreende antes de entrar na escola e o que ele poderá aprender dentro da escola. Para conseguir ampliar e chegar neste objetivo, os educadores podem criar não apenas suas aptidões pedagógicas, mas também funções bem próximas das orientações psicológicas, aumentando características da Pedagogia e da Psicopedagogia nas atividades do dia a dia.

Entre as atividades pedagógicas que podem envolver os ensinamentos escolares ao mesmo tempo que podem tratar de questões de atitudes positivas, pode ser a revelação do autorretrato.

A atividade consiste em pegar uma folha grande de papel e estimular a criança a desenhar. No início pode ser feita a silhueta de cada criança pelo educador, por exemplo: contornando a criança deitada sob o papel com uma caneta.

Depois disso, a criança entrará em ação, pintando seu retrato com as suas características físicas: cor de cabelo, olhos, etc. Além de escrever alguns dados pessoais, colocando o seu nome, sua altura, peso e o que gostaria de aprender na escola, o que mais gosta de fazer em casa, etc. No final, os retratos poderão ser expostos de maneira que todos os colegas possam se conhecer melhor, vendo os seus pontos em comum, o que pode aprender com o outro colega e onde pode ajudá-lo, incentivando que todos se conheçam melhor e se respeitem com suas semelhanças e diferenças.