Página Inicial > Bem-Estar > Yoga > As Posturas do Hatha Yoga

As Posturas do Hatha Yoga

As posturas do hatha yoga, na tradição hindu, são denominadas como ásanas – ou assanas, de acordo com a pronúncia mais corrente. Com origem no sânscrito, as asanas nomeiam as diferentes posturas utilizadas para suprimir a vida intelectual e assim, trabalhar as ações do corpo.  Elas, portanto, possuem o objetivo de acalmar a mente, produzindo um relaxamento e equilíbrio intensos. Há diversos tipos de asanas, sendo que doze estão no topo da lista dos iniciantes da prática de hatha yoga.

Padmanasa: também conhecida como posição de lótus, é a postura em que o praticante permanece sentado, com as pernas cruzadas e os pés sobre as coxas. O intuito básico é a meditação. Tal posição foi estabelecida na prática do yoga hinduísta.

Bradrasana: asana que deve ser feito sentado e com as pernas juntas. Não se deve confundi-la com a posição “postura da benção”. Ela deve ser realizada da seguinte maneira: com as pernas juntas, colocar os calcanhares um ao lado do outro, mantendo os pés firmes, estica-se o corpo, com o intuito de colocar as mãos nos pés. Segundo a tradição hinduísta, é aposição que destrói todas as doenças.

Vajrasana: também conhecida como a “posição diamante”. Sentado sobre as pernas juntas, as mãos devem ficar ao lado do corpo, com as palmas sob o chão, pé direito dobrado sobre a nádega. Mãos podem descansar também sobre as coxas. Respiração constante e forte.

Virasana: também conhecida como “posição do herói”, necessita de acompanhamento de um profissional – mestre – para ser executada. Não pode ser feita sem a supervisão, dada a sua dificuldade. Deve-se sentar sobre os pés, mas estes devem ser torcidos e colocados em um dado ângulo. O corpo segue para frente e para trás. Para sair da posição, também é necessária a supervisão.

Asunura Yoga: criada pelo norte – americano Johhn Friend, une a filosofia tântrica, apoiada na valorização, com princípios de alinhamento postural e meditações. Prega a busca pela harmonia, alegria e fluxo de vida.

Asthanga Viyasa Yoga: idealizada pelo sábio Patanjali, alia a forma antiga e tradicional da yoga, totalmente fomentada nas bases de textos ancestrais da Yoga Korunta de Vamana Rishi. Diferencia-se das demais técnicas existentes porque possui uma sequência fixa de movimentos executadas de maneira muito dinâmica.

Bikram Yoga: trata-se de uma série de 26 asanas, e dois exercícios respiratórios, todos feitos durante 90 minutos de aula. Devem ser realizados em sala aquecida em temperatura de 40°C.