Página Inicial > Casa e Apartamento > Móveis > Aprenda de Uma Vez a Diferença Entre MDF e MDP

Aprenda de Uma Vez a Diferença Entre MDF e MDP

Publicidade:

Diferença entre MDF e MDP para móveis planejados

Na hora de comprar móveis planejados, os consumidores acabam tendo, diante de si, uma grande quantidade de opções. Como o próprio nome já fala, a ideia dos móveis planejados é que eles sejam criados para atender as demandas do cliente, ou seja, sem a necessidade de adaptar, como acontece com os móveis prontos.

Portanto, cabe ao consumidor definir o que ele quer e precisa, tanto em termos de móveis, quanto também em termos de espaço disponível dentro de uma determinada peça. Além disso, o cliente também pode escolher itens de personalização, como cores, tipos de portas, se vai ter vidro ou não, etc. Uma outra escolha, importante também, é saber se os móveis serão de MDF ou de MDP.

Neste momento a grande maioria dos clientes travam, pois eles não sabem qual é a diferença entre um e outro. Antes de mais nada, é preciso saber que sim, existem diferenças no processo de fabricação tanto do MDF quanto do MDP, portanto não caia na lábia dos vendedores que afirmam que não existe diferença entre uma coisa e outra.

Mas é importante entender quais são estas diferenças, até mesmo para o consumidor conseguir decidir sobre o material que mais vai atender as suas expectativas.

De acordo com as fabricantes de madeira, o MDP conta com partículas de madeira em camadas em seis painéis, com isso estes painéis acabam ficando mais finos nas superfícies e ficam mais grossas no seu miolo. Já no MDF aglutinam-se fibras de madeira. Porém, ambos são classificados como painéis de madeira de média densidade.

De um modo geral, o MDF acaba sendo um material mais maleável do que o MDP, permitindo criar mais formas. Por outro lado, o MDP tende a ser mais resistente, mas também tende a ser mais rígido.