Página Inicial > Casamento > Alianças de Casamento > Alianças de Casamento História

Alianças de Casamento História

Publicidade:

As Alianças De Casamento – Uma Simbologia Milenar

Um dos símbolos mais fortes entre os casais e presentes em praticamente todas as culturas no mundo é o uso de alianças pelos pares. As alianças são anéis produzidos de metal fundido – ouro, prata, ou aço – que aqui no Brasil são usados nos dedos anelares das mãos esquerdas para simbolizar que houve uma união entre o casal. Mas, você conhece a origem desta tradição que é milenar?

O uso de alianças para simbolizar uma união entre casais surgiu entre os povos gregos e romanos. Mas muitos historiadores apontam que já era um hábito simbólico entre povos mais antigos ainda, como os hindus. Os povos antigos criam que no dedo anelar da mão esquerda passaria uma veia conhecida por eles como “vena amoris”, e que ela estaria ligada diretamente ao coração. Então, usar uma aliança no dedo esquerdo significaria amor eterno entre aquele par. Este costume de usar alianças permanece vivo até hoje e em praticamente todos os povos do mundo, com algumas modificações e simbologias distintas.

A exemplo disto, em alguns períodos, a mulher que usava aliança no dedo esquerdo era quase uma propriedade de seu noivo, não estando disponível para nenhum outro pretendente. Foi a partir do século IX que a igreja católica adotou o uso da aliança como sendo o mecanismo simbólico que conhecemos hoje – quando um casal vai se unir é quase uma obrigatoriedade o uso do anel para marcar a união e a nova condição civil de ambos. As alianças, nesse caso, são trocadas pelos casais já no final da cerimônia e em geral são fabricadas de metal valioso – ouro, o que confere ainda mais beleza ao anel. Também é comum que o homem compre as alianças para serem trocadas no dia da cerimônia de casamento, e aqui no Brasil elas sempre vêm com os nomes dos cônjuges gravados na parte interior da aliança.

Guardadas todas as histórias que envolvem o uso de alianças pelos casais que vão se casar, hoje elas também são usadas largamente pelos jovens que estão em namoros mais prolongados, simbolizando que entre eles existe um compromisso mais sério. Daí estes tipos de alianças serem conhecidos como “Alianças de Compromisso”, que em geral, diferente das de casamento, são fabricadas em prata ou aço.