Página Inicial > Casa e Apartamento > Ambientes Externos > Abacaxi Ornamental Para o Seu Jardim

Abacaxi Ornamental Para o Seu Jardim

Publicidade:

De nome científico Ananas bracteatus, o abacaxi ornamental é uma planta também popularmente conhecida como abacaxi-ornamental, abacaxi-vermelho, ananás-ornamental, ananás-vermelho. Pertencente à família das  bromeliaceaes, são classificadas como arbustos, arbustos tropicais, bromélias. Desenvolvem-se bem em clima tropical, equatorial,  e subtropical. São originárias da América do Sul, especificamente no Brasil. Sua altura fica entre 0.6 a 0.9, desenvolvem-se em luminosidade de pleno sol, e também possuem ciclo de vida perene.

De aparência muito rústica, os abacaxis ornamentais possuem esta classificação justamente porque suas flores bem como seu fruto – o abacaxi – são ornamentais. Suas folhas são verdes, alongadas e com espinhos nas bordas e os frutos são avermelhados. No entanto, há algumas variedades, com folhagem de cores e tonalidades diferentes, a mais conhecida é a variegada de branco-creme, a “striatus”. Ocorre ainda uma variedade anã, com frutos bem pequenos.

Como são plantas consideradas muito agressivas, costumam ser usadas na delimitação de áreas e canteiros, que não podem ser invadidos por animais. Há espinhos, tanto nas folhas como nos frutos que impedem a invasão de seres de diversas origens. Ainda assim, os abacaxis ornamentais são plantas que podem ser cultivadas isoladamente, em composições diversas. Também podem ser cultivadas em grupos ou como dobraduras.

Vale ainda lembrar que esta planta é um tipo muito raro e rústico de bromélia, comestível. Quando os abacaxis ornamentais estão adultos, eles florescem o ano inteiro. Alguns tipos de aves costumam também ser muito atraídas pelos abacaxis ornamentais. Também podem ser cultivados em vasos, com apenas um exemplar. Costumam ser de fácil cultivo, assim como quase todos os exemplares de sua família.

Para quem quer cultivar os abacaxis ornamentais, precisa saber que eles, embora sejam rústicos, precisam de alguns cuidados específicos. Devem ser cultivados à meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por divisão da touceira e pelas mudas formadas na coroa do fruto. Utilize sempre luvas grossas para manipular esta planta.

Ainda vale salientar que cada especificação de abacaxi ornamental segue um padrão de cultivo, assim como apresentam alguns traços distintos entre si. O abacaxi ornamental comestível, por exemplo, desabrocha como uma haste, tem folhas bem serrilhadas, e atingem a mais de 1.2 metros de altura. Já a espécie denominada de anã, possui folhas escuras, alongadas, que não ultrapassam mais de 45 cm de altura. Produz igualmente um fruto, no entanto, este não é comestível. Ambos podem ser cultivados em vasos.