Página Inicial > Educação > História > A Guerra das Malvinas: A História Verdadeira

A Guerra das Malvinas: A História Verdadeira

Publicidade:

A Guerra das Malvinas foi um conflito militar que ocorreu entre a Argentina e o Reino Unido, o evento que ocorreu entre os dias 2 de abril a até 14 de junho de 1982.

Entre suas principais causas as forças armadas da Argentina acabaram invadindo as Ilhas Malvinas localizadas a 464 km da costa argentina. Este arquipélago apesar de ser pouco habitado possui uma posição geográfica bastante interessante e estratégica.

Os britânicos colonizaram o arquipélago e o dominaram desde o ano de 1833. Foi no ano de 1982 que a Argentina alegou que as Ilhas Malvinas poderiam ser incorporadas ao território da Argentina, já que com a sua independência elas teriam o direito ao território que antes pertencia a Espanha.

Existia ainda uma questão política envolvida na situação. No ano de 1982 por exemplo, a Argentina era considerada como uma ditadura governada por Galtiere. Com sua pouca popularidade a guerra seria uma forma diferenciada de unir a sua opinião pública do país contra um inimigo externo e dar todo o fôlego ao governo. Em contrapartida o Reino Unido era governado por Margareth Thatcher e que também enfrentava um período de sua baixa popularidade e utilizou a sua guerra como uma boa arma de política interna, reagindo assim prontamente.

O desenvolvimento e os acontecimentos importantes.

Foi em abril de 1982 que a Argentina acabou tomando a capital do arquipélago em Port Stanlei passando a chamar a mesma de Puerto Argentino. Eis que o Reino Unido tentou resolver tudo de forma pacífica, exigindo com isto a saída imediata de tropas argentinas de toda a região.

Apesar de toda a proximidade territorial, os argentinos não conseguiram fazer frente a todo o preparo que os britânicos tinham, inclusive com sua superioridade bélica. Os britânicos combateram com 100 navios de guerra e os argentinos apenas 40.

Como resultado de todo o conflito, podemos citar a ampla superioridade militar, onde o Reino Unido acabou saindo vencedor da guerra o que manteve o controle das Ilhas Malvinas. O governo trabalhista de Thatcher acabou ganhando força e ela conseguiu se reeleger como primeira ministra. A Argentina entrou em grande crise econômica e política com o presidente Galtiere deposto.