Página Inicial > Educação > História > A Famosa Guerra dos Sete Anos

A Famosa Guerra dos Sete Anos

Publicidade:

A Guerra dos Sete Anos acabou sendo um dos principais conflitos militares que ocorreram durante o século XVIII. Esta foi uma guerra que envolveu diversos reinos europeus entre os períodos de 1756 e 1763, sendo assim, os conflitos também acabaram se estendendo para os territórios coloniais, entre a Ásia a África e na América do Norte.

Quem esteve envolvido na Guerra dos Sete anos?

A Guerra dos Sete anos acabou sendo ampla e colocou o seu conflito as monarquias seguintes:

O Bloco Francês.

Este que envolvia o Reino da França que era o líder, o Império Austríaco, o Império Russo, o Reino da Suécia, a Saxônia, Reino da Espanha, Reino de Nápoles bem como o Ducado de Wurttemberg.

No bloco britânico tivemos o reino da Grâ Bretanha, que era o grande líder, bem como o Reino da Prússia, o Reino de Portugal, o Reino de Hanoner, Estado de Hesse Cassel, entre outros.

As principais causas da Guerra.

Dentre as principais causas existentes da Guerra surgiu uma disputa por toda a supremacia colonial, voltada ao domínio marítimo e comercial, pelas índias e colônias existentes da América do Norte. Estes conflitos diferenciados aconteceram principalmente entre a França e a Grã Bretanha.

Tudo acontecia devido a fortes divergências entre as potências europeias sobre os domínios de territórios na África, na América do Norte e na Ásia.

Entre outras causas podemos citar as lutas entre o Império Austríaco e o Reino da Prússia para estabelecer o controle sobre a chamada Silésia, que é a região entre a Polônia, a Alemanha e a República Tcheca.

Temos ainda uma forte preocupação dos franceses, russos e austríacos com uma crescente demanda de poder de Frederico II o rei da Prússia.

Os vencedores da Guerra dos Sete anos.

Depois dos 7 anos de conflitos militares em diversos territórios europeus e coloniais, acabaram sendo contabilizados milhares de mortos e feridos, além de altíssimos gastos e prejuízos materiais sérios.

Podemos dizer que os reinos da Grã-Bretanha e da Prússia acabaram sendo os vencedores da Guerra dos Sete anos, e foi o Tratado de Paris que foi assinado em fevereiro de 1763 que colocou fim na Guerra dos Sete anos.