Página Inicial > Educação > História > A Famosa Batalha do Stalingrado

A Famosa Batalha do Stalingrado

Publicidade:

A Batalha do Stalingrado foi uma das maiores e mais importantes operações militares que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial. O evento aconteceu na cidade de Stalingrado, União Soviética, que hoje é Volgogrado na Rússia e seus arredores entre os períodos de julho de 1942 a até fevereiro de 1943. Foi durante este período que as forças do Eixo, estas lideradas pela Alemanha tentavam conquistar a cidade de Stalingrado sem obter o seu devido sucesso.

A operação Barbarossa

Foi durante o ano de 1941 em todo o desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial onde a Alemanha Nazista, que era comandada por Hitler estava no auge das suas conquistas militares. Os alemães por sua vez e seus aliados puderam invadir a União Soviética em junho daquele ano, e na chamada Operação Barbarossa que o objetivo era invadir e conquistar a União Direta.

Até meados do inverno de 1941 houveram várias forças de Eixo que tiveram vitórias que aos poucos sucumbiram apresentando uma perda significativa. Os planos de conquistar Moscou tiveram de ser deixados de lado, e nesta situação é que os alemães e seus aliados tentaram conquistar a batalha de Stalingrado no mês de julho de 1942.

Como aconteceu e terminou a operação Barbarossa?

Os alemães começaram a obter na fase inicial de batalha, resultando positivos depois de bombardeios da Luftwaffe sobre a cidade de Stalingrado. O passo então seria uma tomada da cidade por forças terrestres.

Em seguida os alemães não contavam com uma aguerrida resistência soviética, o que tinham as vantagens de conhecer muito bem os territórios e estão bem preparados para o inverno rigoroso que chegava novamente.

Foi no mês de fevereiro de 1943 em pleno inverno que os soldados alemães começaram a sucumbir à fome e ao frio devido a falta dos equipamentos. A batalha por sua vez acabou quando o General Paulus rendeu o 6º Exército Alemão em 2 de fevereiro de 1943.

Os soviéticos venceram a Batalha de Stalingrado, e não apenas conseguiram proteger a cidade como também expulsar alemães de seu território. O que tornou um ponto de inflexão no contexto de Segunda Guerra Mundial.